ADESL

HISTÓRIA
A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), foi criada a 22 de Dezembro de 2004, pelas Associações de Estudantes do Ensino Superior de Lisboa (AAEE), para dinamizar e gerir o Desporto no Ensino Superior de Lisboa – DESL.
A ADESL surge como uma necessidade natural de autonomia, tendo em vista o desenvolvimento do desporto no seio do movimento académico de Lisboa.
“...tem por fim proporcionar a realização da prática desportiva ao maior número de estudantes possível através da organização, promoção e apoio a actividades nesse domínio, com vista ao desenvolvimento integral dos estudantes das Escolas de Ensino Superior de Lisboa” (Estatutos da ADESL, art. 2º).
Esta associação multi-desportiva sem fins lucrativos, desenvolve-se a partir da dinâmica criada em cada uma das instituições do Ensino Superior de Lisboa, passando por uma de dimensão regional, estendendo-se até uma de âmbito nacional, da responsabilidade da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), federação na qual a ADESL herda a posição da SAD/AAL como sócia fundadora.
A ADESL está aberta à integração nas suas actividades de todos os estudantes do Ensino Superior da área metropolitana de Lisboa abrangendo um universo de cerca de 90 estabelecimentos de ensino superior e mais de 140.000 estudantes.
MISSÃO
No Desporto universitário existem dois princípios fundamentais que caracterizam a forma da prática desportiva, que levam à satisfação do indivíduo:
- Uma verdadeira competição;
- Tempos livres/lazer.
Se em alguns casos temos a integração de atletas em actividades desportivas, ao mesmo tempo também damos ênfase à recreação e á pratica desportiva de lazer, com vista ao alcançar do bem-estar físico, mental e social.
A planificação das nossas actividades baseia-se nos seguintes princípios conceptuais do Desporto do Ensino Superior de Lisboa:
- O DES constitui uma extensão do Desporto Escolar (DE ) e relaciona-o com a realidade contextual do desporto federado;
- O desenvolvimento contínuo duma cultura e prática desportiva é um vector essencial na evolução dos estudantes do ensino superior;
- Todas as actividades físicas e desportivas envolvendo os Estudantes do Ensino Superior (EES) deverão ser de elevada qualidade, cumprindo todas as normas de segurança e igualmente acessíveis a todos os EES;
- A competição, respeitando os períodos lectivos e de avaliações, deve constituir um meio de rentabilizar uma prática desportiva regular e segura que, pela melhoria da aptidão física, optimize o estado da saúde e integração social dos EES;
- A promoção de condições para a prática física e desportiva com objectivos intrínsecos às motivações e necessidades individuais e colectivas dos EES, eventualmente isentas de competição organizada, têm um valor relativo similar ao desenvolvimento dos quadros competitivos.
ATITUDE ESTRATÉGICA DO DESPORTO DO ENSINO SUPERIOR DE LISBOA
A relação da ADESL com outros parceiros (institucionais, públicos ou privados) visa o desenvolvimento e promoção do DES, devendo a ADESL:
- Aumentar o leque de opções desportivas para os estudantes do Ensino Superior da área metropolitana de Lisboa;
- Criar elos entre o meio académico e as estruturas desportivas do ensino superior onde se encontram inseridos;
- Integrar através da actividade desportiva grande parte dos Estudantes do Ensino Superior de Lisboa;
- Colaborar na sólida preparação e formação pessoal dos estudantes, para o exercício futuro da sua actividade profissional, através da dinamização de uma prática desportiva regular, orientada e de qualidade;
- Promover uma prática desportiva regular em segurança que, pela melhoria da aptidão física, optimiza o estado de saúde e a integração social dos estudantes do ensino superior;
- Fomentar o desenvolvimento da Ética e do Espírito Desportivo entre os diferentes agentes desportivos (atletas, dirigentes, treinadores e árbitros) contribuindo dessa forma para uma melhor formação dos mesmos;
- Projectar o DESL e consequentemente as entidades envolvidas (ADESL, EUL, parceiros institucionais, estruturas desportivas universitárias, AAEE) através das actividades desenvolvidas.
Neste sentido, considera-se como aspecto fulcral de intervenção o planeamento e operacionalização de actividades ao longo do ano, assim como, um acompanhamento ao desenvolvimento dos processos de treino desportivo e respectivas competições/torneios e convívios através de:
- Actividades de representação relativas aos Campeonatos Universitários de Lisboa (CUL) e à Taça ADESL;
- Actividades de convívio, manutenção desportiva e recreação das Escolas de Formação ADESL;
- Actividades mistas de convívio e intercâmbio competitivo inseridas nos Convívios Desportivos do Ensino Superior de Lisboa;
- Actividades de formação/ Cursos de árbitros, treinadores e dirigentes, Fórum e estudos inseridos na Formação no Desporto do Ensino Superior de Lisboa;
- Actividades de representação inseridas no calendário de provas da FADU e Torneios/Eventos das AAEE/IES inseridas nos Eventos do Desporto do Ensino Superior.