Foi conhecido recentemente o desfecho que irá trazer a primeira competição internacional universitária, organizada pela ADESL, a Lisboa.
Uma candidatura conjunta entre a ADESL, Federação Académica do Desporto Universitário, Federação Académica de Lisboa, Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade NOVA de Lisboa vai trazer esta prova a Lisboa com data programada para o início de setembro de 2021, num momento em que Lisboa, será a capital europeia do desporto.
Não é recente a vontade por parte da ADESL em organizar uma prova internacional, algo que após conversações entre as partes envolvidas culminou numa candidatura feita à EUSA - European University Sports Association.
Este campeonato contará com cerca de 16 equipas provenientes dos vários países europeus, trazendo cerca de 250 pessoas, entre atletas, treinadores e dirigentes que disputarão durante 4 dias, no Estádio Universitário de Lisboa, o título de campeão europeu da modalidade.
A dimensão da prova é acompanhada pelo apoio dado pelos parceiros do evento, sem o qual não seria possível avançar com a candidatura.
A Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Federação Portuguesa de Rugby, a Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Lisboa, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e o Centro Desportivo Universitário de Lisboa são apenas alguns dos parceiros que irão viabilizar o evento.
Em função dos resultados da candidatura o Presidente da Direção da ADESL, Alexandre Rua, afirmou ser um enorme orgulho e privilégio podermos receber e organizar, pela primeira vez, uma competição internacional universitária.
Agradecendo ainda a todos os parceiros e restante comissão organizadora sem os quais não seria possível alcançar este feito histórico, em Lisboa.