Foi no dia 16 de dezembro, no Mercado de Santa Clara, que 2 anos depois se realizou a IV Gala do Desporto Universitário de Lisboa, depois da terceira edição se ter realizado em outubro de 2019.
Uma cerimónia onde se reuniram os principais agentes do Desporto Universitário de Lisboa e onde se celebraram os melhores exemplos dos Campeonatos Universitários de Lisboa da época 2020-2021.
Para garantir a segurança dos intervenientes, foram realizados testes de antigénio à porta a todas as pessoas presentes.
Durante a cerimónia, que foi apresentada pelo Gestor de Projetos da Agência Funnyhow, João Barroso Viegas, e pela Jornalista do Observador e comentadora da CNN Portugal, Mariana Fernandes foram distinguidas diversas pessoas com os prémios já recorrentes.
O treinador da equipa de Futsal Feminino da AEIST, Nuno Aguilar, foi reconhecido como o Treinador do Ano, após se ter sagrado campeão nacional nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários da FADU.
A Susana Miguéis, dirigente e atleta da AEFCT, foi destacada com o prémio de Dirigente do Ano, pelos esforços extraordinários e forma como tem sido dirigido o Desporto da AEFCT.
Os prémios de Atletas do Ano foram desvendados, tendo a Catarina Barra, atleta da equipa de Futsal Feminino da AEIST, e o João Rabaça, atleta da equipa de Andebol Masculino da AAFDL, arrecadado os galardões pelos seus contributos exemplares para as suas equipas e modalidades.
O prémio Fairplay foi atribuído à equipa de Futsal Masculino da AEISEL, pela desistência das Fases Finais dos CNU da FADU de forma a proteger as restantes equipas em prova.
O prémio mais esperado da noite foi recebido pelo Ricardo Nascimento, Ex-Secretário Geral da ADESL, que foi assim reconhecido com o Prémio Prestígio, galardão que futuramente se chamará, simbolicamente, Prémio Ricardo Nascimento.
Durante o evento, foram distinguidos ainda os melhores jogadores de cada modalidade dos CUL, tendo sido os respetivos prémios entregues ao Pedro Santana na modalidade de Andebol Masculino, à Inês Cunha na modalidade de Basquetebol Feminino, Gonçalo Soares na modalidade de Basquetebol Masculino, Guilherme Oliveira na modalidade de Futebol 11, Raquel Santos na modalidade de Futsal Feminino, Gonçalo Cardoso na modalidade de Futsal Masculino, Cristiana Lopes na modalidade de Voleibol Feminino e André Sapina na modalidade de Voleibol Masculino.