O passado dia 19 de junho foi marcado pela I Gala do Desporto Universitário, organizada pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, no Palácio Pimenta. Segundo o presidente, Hugo Lopes Silva, “um dia particularmente feliz” iniciado com o colóquio: #roadto2021 | Desafios e Metas do Desporto Universitário.
O colóquio contou com a presença de oradores de renome a nível nacional e internacional na área desportiva, o painel contou com o Vice-Presidente do IPDJ, Vítor Pataco; o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo; o Presidente do Estádio Universitário de Lisboa, João Roquette; o Diretor da Pós-Graduação de Marketing e Gestão Desportiva no INDEG/ISCTE, Pedro Dionísio; e o Presidente da Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, Hugo Lopes Silva, sendo conduzido pelo Director Desportivo do Estádio Universitário de Lisboa, Duarte Lopes.
A I Gala do Desporto Universitário ficou também marcada pela assinatura do primeiro contrato de programa de desenvolvimento desportivo entre o Município de Lisboa e a ADESL, afirmando uma ambiciosa cultura desportiva na nossa capital.
Com o mote unir Lisboa pelo desporto, “compromete-se a ADESL em promover uma cidade mais ativa, uma comunidade estudantil com maiores índices de atividade física e em ser uma força motriz na afirmação da geração mais qualificada de sempre da história de Portugal como geração transformadora dos modos de relação com o desporto e com a atividade física, como geração que consolidará Lisboa como cidade ativa e comprometida com um estilo de vida saudável” palavras do presidente, Hugo Lopes Silva.
A ADESL aproveitou ainda para honrar e premiar os atletas, dirigentes e treinadores que se destacaram não só dentro das suas equipas desportivas e dos seus clubes ao longo da época desportiva 2016/2017, mas também em toda a cidade lisboeta no decorrer dos Campeonatos Universitários de Lisboa. Assim, para Atleta do Ano, na vertente masculina e feminina, o prémio foi atribuído aos atletas Alexandre Moura (AEFMH) e Joana Fialho (NOVA), respetivamente. Pedro Vargues (AEIST) foi premiado como Treinador do Ano. O ultimo prémio individual da noite foi entregue a Catarina Ferreira (AECLSBE), a Dirigente do Ano. Por último, a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL) venceu o prémio colectivo FairPlay.
Ficou também um especial agradecimento, por parte de Hugo Lopes Silva, não só aos atletas premiados como a todos aqueles que participaram nos CUL 2016/2017: “são os atletas que enchem os pavilhões e os relvados, que deixam o suor nas camisolas e dignificam o desporto em campo. Desta forma, deixo um agradecimento muito sentido nas pessoas dos atletas aqui presentes e hoje consagrados. Porque apesar de hoje terem sido consagrados os melhores atletas da época que hoje finda, são muitos mais os que merecem este agradecimento, os mais de 3000 que competiram nas nossas provas durante esta temporada”.
Presenteada com os discursos de diversas personalidades - Vice-Presidente do IPDJ, Vítor Pataco; Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo; Director Nacional de Desporto do INATEL, João Ribeiro; Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro – a noite contou também com momentos musicais proporcionados pela Tuna TUIMS e pelo saxofonista Pedro Simões.
A ADESL aproveitou este evento para anunciar e apresentar em primeira mão a I Corrida Universitária de Lisboa e a II Edição da Supertaça de Lisboa, que decorrerão em Setembro de 2017.
A ADESL e a Cidade de Lisboa estão cada vez mais próximos, unidos pela preocupação comum a todas as Associações e Federações do Ensino Superior de Lisboa, o Desporto Universitário.
A todos os presentes neste grande evento, um muito obrigado. Juntos, fizemos história.