Ao longo dos últimos anos a Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa tem vindo a afirmar a sua presença na organização de eventos desportivos. Desta forma, têm sido realizadas várias candidaturas a Campeonatos Nacionais Universitários.
Um dos focos da ADESL é trazer estas competições para Lisboa, aproximando os seus estudantes, e é também envolver entidades locais, ligadas ao ensino superior, na organização das provas.
Assim, a ADESL, em parceria com a Federação Académica de Lisboa (FAL), a Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa (FAIPL) e os Serviços de Acção Social da Universidade Nova de Lisboa (SASNOVA), candidatou-se à organização de vários Campeonatos Nacionais Universitários.
A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) recebeu um total de 16 candidaturas por parte destas entidades.
Após a organização do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo ao Ar Livre em 2018, a ADESL volta a candidatar-se a esta prova pelo impacto que traz ao Estádio Universitário de Lisboa e também pelos números de estudantes lisboetas inscritos na prova. Também o CNU de Natação Piscina Longa tem um número elevado de inscritos. Desta forma, e após a organização desta prova no presente ano, a ADESL volta a tentar recebê-la no próximo ano. Os Campeonatos Nacionais Universitários de Tiro com Pressão de Ar, Bilhar equipas, Esgrima, Tiro com Arco Indoor e Outdoor, Padel, Surf e Xadrez Semirrápidas equipas foram também organizados pela ADESL no passado. Estas provas são novamente aposta desta associação desportiva, tendo todo o interesse em recebe-las novamente na capital portuguesa.
Os Campeonatos Nacionais Universitários de Ténis de Mesa equipas, Ténis equipas e Badminton equipas não são totalmente novidade nestas candidaturas. Depois da organização de CNU’s destas modalidades, na vertente individual, A ADESL candidata-se a estas provas na vertente colectiva.
A novidade surge no Campeonato Nacional Universitário de Golf e no Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol 3x3. Nunca antes organizadas pela ADESL, pretende-se que estas competições fiquem em Lisboa para que os atletas sintam uma maior envolvência com as modalidades e de forma a captá-los para as provas.
A candidatura que não ficou de fora foi a realizada às Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2020. Após a edição de sucesso, em 2016, a ADESL pensa que é de extrema importância voltar a trazer o maior evento multidesportivo nacional para a cidade que será a Capital Europeia do Desporto em 2021.